Análise do Perfil do Investidor (API)
- Carlos Resende
- 23 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Olá!
Na última postagem, analisamos algumas decisões a tomar sobre investimentos. Hoje, vamos discutir função e características da "Avaliação de Perfil do Investidor" (API).
A API foi criada para atender a determinação normativa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que buscava, dentre outros: - exigir a verificação da adequação dos produtos e serviços ao perfil do cliente - reduzir a assimetria de informações (os agentes financeiros costumam ter muito mais informações que nós, enquanto pessoas físicas) e os conflitos de interesses (buscar a melhor aplicação para o investidor ou para o agente financeiro?). - proteger os investidores menos sofisticados de riscos de informação, de riscos financeiros (perdas), além de fraudes, abusos ou vendas mal feitas.
A definição de perfil deve identificar os objetivos de investimento do cliente, sua situação financeira e seus conhecimentos sobre os riscos de produtos ou serviços a ser adquiridos.
A Instrução 539/13 da CVM define que devem ser observados no mínimo: - objetivos do investimento: o período em que o cliente deseja manter o investimento; as preferências declaradas pelo cliente quanto à assunção de riscos; as finalidades do investimento (preservar patrimônio, formar reserva, diversificar, aumentar a renda, etc) - situação financeira do cliente: valor de suas receitas regulares declaradas; valores e ativos que compõem seu patrimônio; sua necessidade futura de recursos - conhecimento do cliente quanto ao mercado e aos produtos: tipos de produtos, serviços e operações com os quais o cliente tem familiaridade; natureza, volume e frequência das operações já realizadas pelo cliente, bem como o período em que tais operações foram realizadas; formação acadêmica e experiência profissional.
Os questionários não são idênticos em todos os agentes financeiros e podem sofrer alterações. Para preencher ou revisar sua análise de perfil, acesse seu banco ou corretora pela internet e dê as respostas mais exatas possíveis. Terminadas as respostas, o próprio site do agente lhe retornará o perfil apurado para você. Em geral, o cliente de varejo pode ser classificado em conservador, moderado ou agressivo, podendo haver classificações intermediárias.
- De modo geral, o cliente conservador tem aversão a risco. Busca preservar seu patrimônio e obter retornos com menor risco.
- O cliente moderado aceita um nível determinado de riscos, pelos quais possa obter melhor rentabilidade. A tendência neste caso é aplicar de forma diversificada, mesclando aplicações mais arriscadas com outras mais protegidas.
- Já o cliente agressivo tem seu foco na rentabilidade, ainda que corra maiores riscos. É o público mais típico para operações de renda variável, como ações.
Ao mesmo tempo, o agente financeiro deve classificar suas opções de investimento em uma das categorias (conservador, moderado ou agressivo), de modo que haja uma indicação geral de produtos adequados aos diversos perfis de clientes.
Você não fica proibido de fazer aplicações indicadas para outros perfis, mas – neste caso – deve assinar um documento para o agente financeiro, declarando-se ciente da divergência de perfil e assumindo os riscos da escolha. A regra fundamental do investimento financeiro é a seguinte: a decisão final é do cliente (nunca deixe que outros tomem a decisão por você!).
Então, a API é uma ferramenta que nos ajuda a orientar nossas decisões de investimento, conforme falamos nos blogs anteriores. Ela nos ajuda a pensar sobre nossas condições, convicções e necessidades, permitindo-nos fazer a escolha mais adequada entre a rentabilidade, a segurança e a liquidez dos investimentos. Use-a sempre!
Ficaram dúvidas? Fale conosco!
Informação importante: o foco deste site é nas finanças pessoais. Assim, não trazemos informações dedicadas aos investidores profissionais e aos investidores qualificados.
Fontes:
- Comissão de Valores Mobiliários - CVM, especialmente instrução 53913.
Posts recentes
Ver tudoEste texto não deve ser considerado um guia ou orientação completa. Contém observações que fomos recolhendo através de interações,...